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Chatbot – Otimizando o atendimento ao cliente


Conectar-se com seu cliente torna-se cada vez mais importante para o sucesso de seu negócio. Conheça a nova tecnologia que vai facilitar este dialogo no ambiente virtual.



Conversar com possíveis consumidores de diversas maneiras e com diferentes estratégias é uma das necessidades e um dos desafios das organizações atuais. Os chatbots – robôs de atendimento – surgiram para suprir esta necessidade de conversar com os clientes e fazer com que sua marca esteja presente com diversos métodos para comunicar-se. Um avanço tecnológico para automatizar e solucionar problemas simples, interagir com os usuários e fidelizar os consumidores de maneira rápida e prática.


O que é chatbot?

O programa de chatbot é como um assistente virtual, abrindo uma guia de chat normalmente na lateral do site com um bot, ou seja, um computador que fala com seu cliente, permitindo que um robô responda as dúvidas de seus consumidores, configurando uma troca de mensagens com os clientes.


A possibilidade de inserção de um chatbot pode ser feita para Messenger no Facebook, Telegram ou diretamente pelo site, variando conforme necessidade de cada empresa. Um chatbot pode ser utilizado tanto para programa de SAC, ou seja, atendimento ao cliente, resolvendo dúvidas frequentes e questionamentos dos internautas, ou como uma ferramenta para captação de novos consumidores, apresentando produtos e lançamentos de uma marca, introduzindo o cliente ao universo da marca. São diferentes táticas para que um usuário se torne um lead em potencial.


Por onde começar?

Para ter um chatbot, é necessário configurar este sistema para atendimento, seja no site ou na fan page. Atualmente existem opções gratuitas e limitadas e opções com mensalidade e que permitem executar ações mais avançadas, como informar seus fans sobre um novo conteúdo no blog ou avisar sobre uma oferta especial com o apertar de um botão.


Primeiramente, antes de criar um chatbot, deve-se pensar qual será sua aplicação, ou seja, para qual finalidade o chatbot será utilizado, podendo ser uma função para geração de leads (atendendo os usuários ao entrar no site e retendo-os com informações comerciais, por exemplo), e-commerce (robôs humanizados para responder perguntas e influenciar as vendas), marketing e vendas (realizam campanhas e estratégias de marketing, apresentando produtos), pesquisas (questionários de satisfação de maneira interativa), atendimento ao cliente (SAC para atendimento às dúvidas mais comuns), agendamento e reservas (marcação de reservas para restaurantes, hotéis, dentre outros), qualificação de bases de dados de CRM (qualificação de dados por meio da conversa para formação de base CRM), ensino e aprendizado (atendimento aos alunos com matérias e disciplinas específicas) e entretenimento (robôs humanizados com conversas divertidas e/ou curiosas).


Como implantar um chatbot?

Após a escolha de utilização do chatbot, deve-se obter os recursos necessários para implantar esta tecnologia, iniciando com um escopo, pensando em todo o processo estratégico e quais as partes que o software irá agregar.


Posteriormente pense que o foco é o consumidor, assim os usuários devem ser atendidos da maneira esperada, suprindo suas necessidades. Deve-se, também, definir um responsável pelo projeto para realizar as manutenções e correções necessárias, gerenciando e encaminhando relatórios ou chamados para outros departamentos, como setor comercial.


Há a possibilidade de contratar especialistas em chatbots para prestar toda a consultoria do sistema à sua empresa, inserindo objetivos que se deseja atingir, conectividades técnicas e acompanhamento. Por fim, deve-se escolher a plataforma, escolhendo uma funcional, ágil e que possua disponibilidade para melhorias recorrentes, assim será possível configurar novas atualizações após o programa iniciar seus trabalhos, verificando quais os déficits e conseguindo corrigi-los rapidamente com novas implementações, sempre observando o comportamento dos usuários, as perguntas realizadas e conquistando o sucesso por meio do histórico de uso dos chatbots em sua empresa.


Agora que você conhece um pouco mais sobre chatbot, pesquise sobre o assunto, veja se seus concorrentes estão utilizando e implante em seu negócio também. Não fique para trás e aprimore o atendimento de sua empresa!


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