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Marketing para Pequenas Empresas: Muito Além das Redes Sociais

January 6, 2018

 

Você faz parte de uma pequena empresa e está cansado de ouvir falar de redes sociais? O universo do marketing não se limita à presença no Facebook ou no Instagram.

 

Se você já possui alguma presença na internet, é provável que ela seja por meio de redes sociais. Essa é uma boa estratégia para atrair consumidores, mas não é suficiente.

 

Existe muito para ser explorado na internet, principalmente se você faz parte de uma pequena empresa que está começando a trajetória. Por isso, te convidamos a esquecer um pouco das suas páginas nas redes sociais.

 

Venha conhecer com a gente algumas outras estratégias de marketing digital para pequenas empresas. Elas te ajudarão a levantar o seu negócio. Confira a seguir.

 

E-mail marketing

Essa é uma das estratégias mais conhecidas para quem quer investir em marketing digital. Por meio dela, você se comunica com o cliente de maneira mais particular e mais dedicada.

 

Sabemos que essa pode parecer uma técnica descartável. Porém, pense na quantidade de pessoas que acessa o e-mail para trabalho diariamente. Quase todo mundo possui esse hábito.

 

Você deve ter uma lista de clientes para enviar e-mails. Não adianta enviar promoções ou oportunidade de compras para alguém que não está interessado. Isso só prejudica a imagem da sua marca.

 

Você pode conseguir uma lista eficiente de endereços por meio das compras em seu site, ou por meio das páginas nas redes sociais. Quando o cliente se inscreve, ele assina uma lista de e-mail que possibilita o envio de informações.

 

Blog corporativo

Sua pequena empresa possui um assunto interessante? Você pode investir em um blog. É como se fosse uma página em uma rede social, mas mais aprofundada e mais detalhada.

 

Você deverá fazer postagens informativas para que o público se interesse. Aqui, vale investir em qualquer coisa que pode atrair o consumidor.

 

Se a sua pequena empresa é um salão de beleza, por exemplo, por que não fazer postagens de dicas para cuidar do visual? O tipo de consumidor de seu negócio espera entender sobre o assunto com mais profundidade.

 

O segredo aqui é se arriscar. Tente contratar um bom redator para a sua equipe e comece a produzir. Não tem problema se os resultados demorarem para aparecer. Afinal, você está só começando sua longa trajetória. 

 

Inbound marketing

Por meio do inbound marketing, você pode se afastar das redes sociais e se expandir para outros canais de comunicação na internet. Por meio dessa técnica, você cria conteúdos interativos para o cliente.

 

Vale de tudo: vídeos, infográficos, galerias de foto, entre outros. Com esse conteúdo em mãos, você deve procurar a promoção em diferentes mídias. Se você quer fugir das redes sociais, vale a pena investir no seu blog ou em plataformas audiovisuais.

 

Se você quer fazer a diferença, apenas não se esqueça de pesquisar por assuntos interessantes em seus vídeos e conteúdos. Você deve falar exatamente o que o seu público quer ouvir.

 

Conhecimento técnico

Você possui uma empresa especializada, mas está se desenvolvendo? Uma boa opção é investir em conhecimentos técnicos. Essa dica é para você que possui um serviço bem específico.

 

Investir em conhecimento é uma maneira de fazer com que as pessoas conheçam a sua empresa. Muitas vezes, elas nem estavam conscientes de que o seu serviço existia. Sua missão é expandir essa consciência.

 

Para promover conhecimento, são diversas as técnicas que você pode usar. Há como investir, por exemplo, em e-books. Eles são maiores que as postagens de blog e podem servir como guias práticos para o seu consumidor.

 

Você ainda pode optar por promover conhecimento em grandes canais de comunicação, como portais informativos e jornais. Basta construir uma matéria nos moldes mais noticiosos e mandar o conteúdo para a plataforma.

 

Não há limites para a expansão de seu negócio. Só não se esqueça de sair do vício das redes sociais. Se você quiser, pode até investir em anúncios físicos para os clientes de sua empresa, por exemplo.

 

Volte no tempo e coloque cartazes, distribua folhetos e deixe cartões à disposição. Assim, os clientes que acessam menos a internet também podem se interessar.

 

Viu como é fácil expandir o marketing para pequenas empresas? Existe muito para explorar!

 

Quer melhorar sua presença na Internet e vender mais?

Entre em contato agora mesmo! 47 9 9943 7373

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